segunda-feira, 21 de março de 2011

World Discoverer, o "Navio que fugiu do Frio"...

Uma pequena baia na costa da Ilha de Nggela, uma das Ilhas Salomão, reserva uma surpresa: o navio World Discoverer.



Esta embarcação construída na Alemanha em 1974 era especialmente preparada para cruzeiros em regiões polares, com casco reforçado em um formato apropriado para romper grandes barreiras de gelo.



Ele passou por vários donos e usos, navegando com bandeiras da Dinamarca, Cingapura e Libéria, e no final dos anos 90 era uma embarcação que cruzava o mundo de pólo a pólo ininterruptamente, levando turistas para as Ilhas Falkland, Ushuaia e Antártica durante os meses do verão no hemisfério Sul, depois subia para as águas mornas das ilhas do Pacífico de Março a Maio, em seguida, durante o verão ártico entre Junho e Agosto, fazia visitas ao Alaska e Rússia, e finalmente voltava para o Pacífico Sul entre Agosto e Outubro.

Porém, em 30 de Abril de 2000, quando estava percorrendo sua rota no Pacífico, encalhou em um recife de corais não mapeado na Passagem de Sandfly nas Ilhas Salomão, danificando a embarcação. Após avisar as equipes em terra, as autoridades portuárias das Ilhas Salomão enviaram uma balsa para fazer a evacuação de todos os passageiros, sem nenhuma vítima ou ferido. Após o resgate, o Capitão conseguiu levar o World Discoverer para Roderick Bay, quando o barco já apresentava um inclinação de 20 graus e sério risco de afundar.



Desde então, a embarcação permanece por lá, agora com uma inclinação de 46 graus. Após seu abandono, o World Discoverer teve seus instrumentos, janelas e móveis saqueados, mas mesmo assim o navio é uma inusitada atração turística do belo arquipélago, atraindo visitantes curiosos em visitar um "Navio Fantasma".

Poucos navios no mundo tiveram a construção tão reforçada e bem-feita quanto o World Discoverer, capaz de suportar até choques de Icebergs. É curioso que sua "sepultura" seja a cálida Roderick Bay.



A empresa dona do navio, a alemã Society Expedition Cruiser, não teve muita sorte. Após tentar continuar as operações com uma outra embarcação comprada em 2002, encerrou suas atividades, declarando falência em 2004.



Por estas razões, muitos insistem que foi o World Discoverer que escolheu o local de sua aposentadoria, tornando-se o "Navio que fugiu do frio".

2 comentários:

  1. d+ a história deste navio e o capitão devia ter uma ótima abilidade para guiar o navio com 2oº de inclinação

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  2. Pode crer, ele foi condecorado por conseguir manobrar assim e não ter acontecido nenhuma morte apesar do acidente.

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