terça-feira, 20 de julho de 2010

Brasília vai rodar o mundo...

Exposição sobre os 50 anos da capital será montada em Portugal e Espanha. Principal atração é a maior maquete já feita da cidade

O aniversário de 50 anos de Brasília continua rendendo frutos. Está atualmente em exposição no Museu Nacional de Brasília a maior e mais completa maquete já feita da capital federal. Os brasilienses, porém, só tem até o dia 8 de agosto para ver a peça. Construído pelo arquiteto e maquetista Anotonio José Pereira de Oliveira, o modelo sairá em turnê pela Europa entre os meses de setembro e dezembro deste ano.

A peça será a principal atração da exposição Brasília 50 anos – meio século da capital do Brasil, que passará por Portugal e na Espanha no segundo semestre. Também é provável que a Alemanha ganhe uma versão da mostra, já que a cidade de Munique já demonstrou interesse pelo evento. Além da maquete, que mede 6 x 4,8 metros, a mostra vai reunir fotografias da capital brasileira, documentos de época, obras de arte e um ciclo de filmes sobre a cidade projetada por Oscar Niemeyer. A maquete ainda fará uma escala em Milão, na Itália, mas sem os demais materiais que compõem a mostra itinerante.

Enquanto isso, aqui no Brasil uma nova exposição sobre a cidade de Niemeyer abre suas portas no próximo dia 19 de julho, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) da capital federal. A mostra Brasília e o Construtivismo: um encontro adiado explora a relação entre a cidade e o movimento artístico surgido na década de 1950. Embora esse estilo tivesse uma relação muito próxima com o modernismo, que orientou a construção da capital federal, ele acabou ficando de fora do plano urbanístico brasiliense. O objetivo da exposição é resgatar essas semelhanças artísticas e arquitetônicas, por meio de obras de consagrados nomes do construtivismo, como Lygia Clark e Hélio Oiticica.

Um comentário:

  1. Fala Shesmman, não sabia que você era irmão de Blog! :D
    Se puder acessa: http://www.reflexoesederivas.blogspot.com/

    Abraço!

    ResponderExcluir