quinta-feira, 26 de maio de 2011

Eu sabia que era verdade...



Acredite, zumbi não é invenção apenas de filmes. Muita gente não sabe, mas no reino animal existe uma criatura que acaba vivendo sem domínio próprio.

Um estudo revelou que um fungo parasita tem a capacidade de assumir a mente e o corpo de uma formiga, levando-a onde ele quer.

O fungo, uma espécie de Ophiocordyceps, foi encontrado vivendo em formigas de carpinteiro na floresta tropical da Tailândia, controlando seu sistema nervoso para que elas se tornem seres com um único propósito: ajudar os fungos a se reproduzirem.

Como o fungo se espalha através da formiga o corpo começa a agir de forma irregular, antes que ela finalmente morra após morder uma folha.

De acordo com o Daily Mail, os pesquisadores testemunharam um total de 16 formigas infectadas que deixaram suas colônias e vagaram até morrer.


“O fungo manipula as formigas contaminadas para que elas morram onde o parasita prefere ficar, fazendo-as viajar por muito tempo nas suas últimas horas de vida“, comentou David Hughes, investigador do estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia.

Ao dissecar as formigas infectadas, foi descoberto que, ao morderem a veia de uma folha, suas cabeças estavam cheias de fungos que afetaram o movimento da mandíbula para que a boca nunca mais pudesse ser aberta. Com isso, elas morrem.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mergulhadores fotografam placas tectônicas na Islândia...



O fotógrafo britânico Alexander Mustard e alguns colegas mergulharam na fenda existente entre as placas tectônicas da América do Norte e Eurásia, registrando imagens espetaculares.

A aventura para conhecer a "fronteira" entre as duas placas ocorreu no Parque Nacional Thingvellir, na Islândia. A paisagem submersa do parque é cheia de vales, falhas e fontes de lava, formados pelo afastamento gradual entre as duas placas, que se distanciam cerca de 2,5 centímetros uma da outra a cada ano.

Os mergulhadores que participaram da expedição desceram cerca de 24 metros na fenda entre as placas, mas chegaram a até 60 metros de profundidade em cânions como o Silfra e o Nikulasargia.

Mustard, de 36 anos, diz que as imagens mostram "o mundo submarino único da Islândia, que assim como a ilha, é formado por paisagens vulcânicas".

A lava e o vapor quente na interseção entre as placas criou também a chaminé hidrotermal Arnarnes Strytur, visitada pelos mergulhadores. A água é expulsa da chaminé 80°C e forma uma coluna turva ao entrar em contato com a água do mar, que está a 4°C.



A noção de placas tectônicas foi desenvolvida nos anos 1960 para explicar as localizações dos vulcões e outros eventos geológicos de grande escala.


De acordo com a teoria, a superfície da Terra é feita de uma "colcha de retalhos" de enormes placas rígidas, com espessura de 80 km, que flutuam devagar por cima do manto, uma região com magma nas profundezas da terra.


As placas mudam de tamanho e posição ao longo do tempo, movendo entre um e dez centímetros por ano - velocidade equivalente ao crescimento das unhas humanas.

O fundo do oceano está sendo constantemente modificado, com a criação de novas crostas feitas da lava expelida das profundezas da Terra e que se solidifica no contato com a água fria. Assim, as placas tectônicas se movem, gerando intensa atividade geológica em suas extremidades.


As atividades nestas zonas de divisa entre placas tectônicas são as mesmas que dão origem aos terremotos de grande magnitude.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Al Qaeda confirma morte de Bin Laden e promete vingança



WASHINGTON (Reuters) - A Al Qaeda confirmou nesta sexta-feira a morte de seu líder Osama bin Laden em uma mensagem na Internet com promessa de vingança contra os Estados Unidos e seus aliados, incluindo o Paquistão, segundo o serviço de monitoramento Site.

Cinco dias depois de o presidente norte-americano, Barack Obama, anunciar a morte de Bin Laden em uma operação militar dos EUA no Paquistão, a Al Qaeda prometeu que não irá desviar do caminho da luta armada.

"(O sangue de Bin Laden) permanecerá, com a permissão de Alá Todo Poderoso, uma maldição que persegue os americanos e seus agentes, e irá atrás deles dentro e fora de seus países", disse a rede militante em comunicado divulgado em fóruns islâmicos na Internet e traduzidos pelo serviço Site.

"Sua felicidade irá se transformar em sofrimento, e seu sangue irá se misturar com suas lágrimas", disse a Al Qaeda.

"Fazemos um apelo ao nosso povo muçulmano no Paquistão, em cuja terra o xeque Osama foi morto, para levantar e revoltar-se para limpar essa vergonha que tem sido associada a eles por um grupo de traidores e ladrões... e em geral, para limpar seu país da imundice dos americanos que espalham a corrupção dentro dele."

(Reportagem de David Morgan)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Kandovan: a vila construída nas rochas de um vulcão...

No Irã, na vertente norte do extinto vulcão Monte Sahand, foi construída uma vila totalmente única. As casas da vila Kandovan são esculpidas nas próprias pedras.

O mais curioso, é que algumas delas possuem mais de 700 anos de vida. A própria natureza das rochas permitiram a escavação e construção de quartos, janelas e portas. É absolutamente impressionante.







segunda-feira, 2 de maio de 2011

Testes de DNA confirmam morte de Osama bin Laden...



Washington, 2 mai (EFE).- Testes de DNA confirmam com absoluta segurança que o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, morreu no ataque à residência onde estava escondido nos arredores de Islamabad no domingo, afirmou nesta segunda-feira um funcionário americano de alto escalão.

Sob a condição de anonimato, o funcionário afirmou com "99,9%" de precisão que um dos corpos localizados na mansão de Abbottabad corresponde ao do inimigo público número 1 dos Estados Unidos.

Conforme o mesmo servidor, para identificar o corpo foi adotada uma série de métodos diferentes, sem especificar nenhum deles.

Um grupo de agentes americanos entrou no domingo na casa em que a CIA (agência americana de investigação) conclui que estava escondido Bin Laden, em uma operação ultrassecreta.

O comando americano estava disposto a capturar Bin Laden vivo, mas as pessoas que estavam na casa responderam com fogo e ocorreu um tiroteio.

Além de Bin Laden, morreram mais quatro pessoas, três homens - inicialmente os Estados Unidos consideraram que se tratava de um dos filhos adultos do terrorista e dois de seus seguranças - e uma mulher. Outras duas mulheres ficaram feridas.

Os agentes recuperaram o corpo do líder da Al Qaeda, que foi transferido para uma embarcação de guerra americana.

Após a identificação e serem feitas fotografias do corpo - que o Governo americano ainda está decidindo se tornarão públicas ou não - optou-se por jogar os restos do terrorista ao mar.

Segundo o alto funcionário, a decisão foi tomada para evitar que, se fosse enterrado, seu túmulo pudesse se transformar em um local de peregrinação para extremistas islâmicos.

Além disso, detalhou que seria complicado encontrar um país disposto a aceitar os restos do terrorista mais procurado do planeta.

De acordo com a fonte, o corpo foi tratado de acordo com os preceitos islâmicos, que estabelecem que os sepultamentos ocorram logo após o falecimento.