sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Para fugir de ataques, lagarta “se transforma” em cobra...

O mundo animal é inegavelmente fascinante. Algumas espécies, por exemplo, acabam desenvolvendo meios próprios de defesa e sobrevivência. Aliás, incrivelmente bem estruturados.


Um bom exemplo é a lagarta Deilephila elpenor, mais conhecida como mariposa-elefante. Para fugir de pássaros, seus principais predadores, elas mudam de aparência assumindo uma forma bem parecida com a de uma cobra, com cabeça alargada.

Curiosamente, muitas vezes a mudança acaba fazendo com que a ave suspenda o ataque. Ainda não se sabe se isso ocorre porque a lagarta assume a forma de cobra ou se as aves se assustam com a súbita mudança de aparência da presa.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Os animais feitos de papel de Calvin Nicholls...

As peças de Calvin Nicholls são feitas do papel para o papel. Isso porque ele faz primeiro o desenho da arte final, todos os detalhes e planos do que vem a sua cabeça. Depois é hora de pôr a mão na massa. O inglês utiliza um material chamado “archival paper” em inglês, que é feito com diferentes espessuras de algodão.

Assim, durante semanas, o canadense recorta detalhadamente as esculturas para tomarem a forma desejada. As menores medem 20 x 25 cm e as maiores chegam a ter mais de 2 metros. As peças que constrói para si próprio são animais, principalmente por ter crescido observando a natureza e a vida selvagem; no entanto, quando recebe encomendas, ele também cria pessoas, carros e formas abstratas.

O produto final, após os planos, desenhos e entalhamentos, é a fotografia, cuidadosamente iluminada para ressaltar todos os detalhes e sombreamentos que Calvin pensou inicialmente. É nessa hora que ele sente o prazer naquilo que faz e quando aparecem surpresas, como perceber que uma parte encaixa espontaneamente em outra e a peça toma vida própria.





sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ötzi – O Homem de Gelo...

Ötzi – O Homem de Gelo, foi descoberto em setembro de 1991 por dois turistas alemães que passavam entre os Alpes que dividem a Áustria da Itália.

Tendo vivido há cerca de 5.300 anos atrás, estima-se que Ötzi tinha cerca de 1,65m de altura e pesava cerca de 50kg (o corpo desidratou e encolheu, com o tempo). Como seu corpo foi não apenas congelado, mas envolvido em gelo logo após sua morte, muitos elementos da época de sua morte também foram preservados para a posteridade. Ötzi também tinha marcas na parte de trás do joelho, próximas à coluna e aos calcanhares, que tanto poderiam ser tatuagens, quanto poderiam ser marcas de um ‘tratamento’ para cura de dores.

Foram encontradas com ele ainda uma faca, flechas e um arco longo (1,82 metros), também alguns frutas silvestres e alguns cogumelos.






domingo, 1 de janeiro de 2012

Um feliz 2012 para todos!!!!!


Um feliz 2012 para todos!!!!!

Vivam esse ano como se fosse o último!!!

KKKK